Skip to content

Quer inovar mas não sabe como? Comece pelas pessoas

Em tempos de transformação digital é notória a preocupação em criar a próxima disrupção do mercado. Em contrapartida, os processos internos, e principalmente modelos de gestão e liderança muitas vezes estão longe de ser inovadores.

Inovar não é necessariamente utilizar tecnologias revolucionárias, nem ter ideias geniais inéditas. Mas sim resolver problemas reais de forma eficiente. Questionar a forma antiga de fazer as coisas em prol de alguma transformação.

Inovação de dentro para fora

Nessa perspectiva é razoável afirmar que uma inovação consistente deveria começar de dentro pra fora. Imagina a quantidade de iniciativas inovadoras que pode ser promovidas na forma de uma empresa operar. Trazer uma nova perspectiva para as relações de trabalho é um ótimo desafio de inovação.

Escutamos muito falar em colocar o cliente no centro do processo, e isso é ótimo. Mas e as pessoas que fazem parte da organização? Como estão sendo contempladas nesse plano?

Uma empresa pode inovar aprendendo a cuidar melhor das pessoas, abrindo mão de controlá-las, criando condições para que desenvolvam sua autonomia. Inovar de dentro pra fora é ser transparente com quem trabalha para a sua empresa. Por exemplo, compartilhando de forma aberta o cenário real por trás das decisões de negócio. Dando contexto dos objetivos, para que cada um tenha liberdade para questionar e propor diferentes formas de, juntos, chegar do outro lado.

Que tal inovar criando relações baseadas em confiança e responsabilidade?

Que tal inovar considerando que cada pessoa é única e portanto tem um contexto de vida, hábitos, necessidades e rotinas diferentes?

Que tal inovar proporcionando um ambiente de crescimento compartilhado, onde uns incentivam a evolução dos outros?

Quando uma empresa questiona o status quo corporativo a ponto de abrir mão da cultura de micro-gerenciamento e da punição, uma grande inovação acontece. Somente com as pessoas de dentro engajadas é possível fazer a inovação para fora acontecer.

A nova realidade do mercado de trabalho requer uma série de transformações. Mais do que isso, as relações de trabalho carecem de mudança, de questionamento, e de caminhos diferentes.

Começar pelas pessoas é investir numa base sólida de inovação, criando uma estrutura que suporte o discurso inovador pelo exemplo. E não pelo hype.

 

Fonte : LinkedIn

Desenvolvido por: I9 Criação