ICN não vence a Concorrência e Itaguaí não receberá a Construção do navio de apoio Antártico
Desta vez, acho que a notícia não é tão boa.. A nossa ICN participava desta concorrência e a nossa torcida era toda dela! Infelizmente, parece que Itaguaí não terá a construção do navio de apoio Antártico com investimentos de US$ 200 milhões, o que geraria 600 empregos no Município..
Jurong-Sembcorp vence concorrência para construção de navio polar
O Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), do grupo Sembcorp Marine, de Cingapura, venceu a concorrência para a construção do navio de apoio Antártico (NApAnt) para a Marinha do Brasil. A informação, publicada pelo site Defesa Aérea & Naval. A expectativa é que um anúncio oficial da força naval sobre o consórcio escolhido ocorra nos próximos dias. A próxima etapa será de iniciar contatos com o estaleiro e o grupo controlador a fim de acertar os detalhes e questões contratuais.
O Estaleiro Jurong Aracruz/Sembcorp Marine foi um dos três consórcios finalistas na short list da Marinha, concorrendo com Damen Shipyards/Wilson Sons Estaleiros e Itaguaí Construções Navais (ICN)/Kership S.A.S (joint venture entre as francesas Piriou e Naval Group). A construção do novo navio polar demandará investimentos da ordem de US$ 200 milhões.
O NApAnt substituirá o navio de apoio oceanográfico (NApOc) Ary Rongel, que está no final da vida útil. O novo navio desenvolverá as mesmas missões do NApOc Ary Rongel, com capacidades aprimoradas, a partir da experiência da Marinha no Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e dos requisitos de apoio à nova Estação Antártica Comandante Ferraz.
O objetivo é que o novo navio possa ser construído entre 2022 e 2025, com a expectativa de geração de 600 empregos diretos e seis mil indiretos. As empresas vencedoras deverão constituir uma sociedade de propósito específico (SPE) para negociação de contrato e construção de navio. Esta etapa contará com assessoria jurídica e do setor de compliance da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) como fiscalizadora junto a uma sociedade classificadora a ser contratada pela SPE vencedora.