Skip to content

Estudantes que Pensam e Torcem pelo Brasil

Passei por uma experiência muito marcante e que me rejuvenesceu nestes últimos dias. Fui convidada para dar duas palestras nos Estados Unidos, em eventos organizados por brasileiros que estudam em universidades de todo o mundo, e, mais do que isso, vibram pelo seu país, torcem e comemoram com o Brasil que dá certo.

A primeira ocorreu na Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, durante a BrazUSC 2017 (Brazilian Undergraduate Student Conference). Fiquei admirada com relação à capacidade de organização da equipe, composta por voluntários de universidades ao redor do mundo que conectam pessoas para importantes discussões. O que mais me emocionou foram a vontade e a esperança dessas mentes brilhantes de colaborar com um futuro melhor para o Brasil. Certamente, muitos ficarão no exterior em função de oportunidades e atraídos por projetos consistentes que possibilitarão não só crescimento financeiro, mas, especialmente, com propósitos.

É isso que precisamos pensar seriamente, criando atrativos para que esses estudantes voltem e colaborem com o crescimento do país. Tê-los de volta após seus estudos fará a diferença na nossa sociedade. Eles podem ser os futuros líderes. Vontade de regressar eles têm, mas a sociedade tem que proporcionar o retorno deles e a ida de cada vez mais estudantes para o exterior para nos oxigenarem com novas ideias.

A segunda palestra foi em Boston, durante o Brazil Conference at Harvard & MIT, que teve como tema este ano “Diálogo que conecta”, uma grande sensibilidade dos estudantes que também organizaram todo o evento com grande sucesso, reunindo importantes e diferentes personalidades brasileiras para um diálogo que evolui.

Conhecer suas diferentes histórias, dos mais variados segmentos, e saber que é possível que mais e mais estudantes podem transformar suas vidas com bolsas e voltar com ideias novas, principalmente enxergando a necessidade de estabelecer diálogos, exercer a tolerância e trocar de papel com o outro, só enriquecem a nossa sociedade.

Por isso, fiquei muito feliz em sair do país e encontrar estudantes brasileiros que amam seu país, discutem soluções e, principalmente, enxergam o diálogo e a tolerância como o caminho para superar nossos problemas.

 

Fonte : LinkedIn (Luiza Helena Trajano, Presidente Magazine Luiza)

 

Desenvolvido por: I9 Criação