Skip to content

Em 2014 Prepare o seu Networking .. Ele é Essencial ao Cenário Corporativo

“É preciso estabelecer conexões de qualidade com cada um desses grupos e garantir ganho para todos.” 

Durante muito tempo, o termo networking serviu para designar a rede de relacionamentos pessoais e profissionais de um indivíduo. Tal rede, quando bem trabalhada, tornou-se importante recurso em caso de recolocação. Atualmente, porém, o conceito de networking extrapola o aspecto individual, para estender-se a toda a cadeia de valor em torno de uma empresa.

A formalização do networking é uma garantia de vida tanto para a empresa quanto para profissionais. “Se já colhemos tantos frutos de nossa rede de contatos pessoais, deixando-a ao acaso, imagine se sistematizarmos essa atividade, exercendo-a de uma forma mais atenta, organizada e cuidadosa, sem deixar de lado os aspectos éticos que garantem as relações saudáveis a longo prazo.” Para fazer networking nas empresas, as conexões precisam ser confiáveis, produtivas, firmes e transparentes. Precisam ser tratadas com atenção e carinho, pois estamos falando de relacionamento humano, um tema sempre tão delicado e complexo.

Se as empresas são uma grande rede de relações porque são formadas por pessoas, é o relacionamento entre elas que permite sua atividade e a conquista dos resultados corporativos. E esses resultados dependem diretamente de cada uma das pessoas que formam a organização e de como elas interagem, formando departamentos, equipes funcionais ou times de projeto. Essas equipes também precisam exercer suas atividades de forma colaborativa, promovendo o networking com outras equipes.

Para esse cenário funcionar a pleno vapor e responder rapidamente às exigências do mercado, é vital que as informações, os conhecimentos e as competências circulem entre todos os envolvidos.

Dessa forma, sabendo onde estão, para onde querem ir e tendo acesso aos recursos de que necessitam, os indivíduos e as equipes que formam a empresa ficam aptos a decidir que recursos mobilizar, baseados na criatividade, na intuição e nas competências pessoais, para atingir esses objetivos.

 

Fonte : Portal RH

Desenvolvido por: I9 Criação