Skip to content

Mercado aumenta busca por engenheiros e designers

Os setores da economia relacionados à engenharia e ao design apresentam rotatividade positiva no mercado de trabalho nas oito maiores regiões metropolitanas brasileiras. Os dados são do IPEA (Instituto de Pesquisas e Economia Aplicadas).

De acordo com o relatório, a média salarial dos empregados desligados tem pouca diferença em relação à média dos funcionários admitidos, o que significa que a rotatividade (turn over) ocorre devido a maior demanda de profissionais do setor.

A rotatividade é considerada negativa quando trabalhadores são demitidos para que os novos recebam salários mais baixos e em condições menos favoráveis. Quanto maior a flexibilidade das regras para demissão e a informalidade nos vínculos de trabalho, amis os empregadores reduzem o custo e os benefícios associados.

Quando a rotatividade é associada ao aquecimento da economia e ao aumento da demanda por mão de obra é avaliada como positiva, pois cria oportunidades de trabalho e melhoria dos níveis salariais. é o caso de engenheiros e designers nos grandes centros brasileiros. Para o IPEA, o aumento da demanda por trabalhadores nestas áreas e o reflexo sobre o aumento das salários indicam a necessidade de investimentos em formação, capacitação e qualificação profissional.

 

Fonte : Jornal Atual

Desenvolvido por: I9 Criação