Skip to content

Ritmo de contratações no país deve continuar bom no início de 2012

As contratações vão continuar num ritmo bom no primeiro trimestre de 2012, segundo estudos de especialistas do setor. A pesquisa mostra que a expectativa líquida de emprego para janeiro, fevereiro e março é de 33%, com 40% dos empregadores esperando aumentar o quadro de funcionários e 7% prevendo uma diminuição. O resultado, no entanto, é cinco pontos percentuais menor do que o do trimestre anterior e três pontos percentuais menor em relação ao mesmo período de 2011.

A expectativa líquida de emprego é o resultado obtido da diferença entre as porcentagens de empregadores que antecipam o aumento do quadro de funcionários menos a porcentagem de empregadores que esperam ver uma redução na força de trabalho,
no primeiro trimestre de 2012.

Segundo os especialistas, ainda que o governo federal reduza a expectativa de criação de empregos e a estimativa do PIB, há um enorme potencial no mercado brasileiro. O principal desafio que os empregadores enfrentam é a incerteza do acesso ao talento certo para aproveitar as oportunidades e desenvolver suas necessidades de negócio.

As intenções de contratações no Brasil são as mais otimistas das Américas e empregadores estão confiantes na capacidade de
contratar no primeiro trimestre de 2012, especialmente os do Rio de Janeiro, pois eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 têm acrescentado ainda mais combustível a um mercado de trabalho já aquecido.

Fonte : Caderno Boa Chance O Globo.

Desenvolvido por: I9 Criação