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Conheça os Erros mais Comuns ao Reduzir Custo nas Empresas

É tempo de crise. Todos os dias somos bombardeados com notícias que trazem as consequências dos colapsos político e econômico que assolam nosso país. Empresas fecham as portas todos os dias e, na tentativa de manter o negócio de pé, as organizações sobreviventes agarram com unhas e dentes as poucas oportunidades do mercado.

Diante deste cenário caótico, a alternativa encontrada pela maioria dos empresários foi depositar os esforços na redução de custos do negócio.

É importante ressaltar que essa manobra – extremamente necessária, diga-se de passagem –  pode representar seu sucesso, tanto quanto sua falência – se realizada de maneira equivocada.

Para que a redução de custos seja efetiva, você precisa encontrar o equilíbrio que trará os melhores resultados para sua empresa.

Para isso, é preciso que a gestão da empresa entenda quais questões são mais importantes para o negócio, bem como os pontos que impactam menos no funcionamento do mesmo.

Como essas decisões impactarão nos funcionários? E nos clientes? Lembre-se que todos os stakeholders são peças que sofrem as consequências de uma redução de custos mal planejada.

Gostaríamos muito de dizer que trazemos uma receita mágica para a redução de custos. A realidade é que cada caso é um caso, visto que cada empresa tem sua especificidade e suas características próprias.

No entanto, é possível dizermos o que não deve ser feito.

Confira quais são os erros mais comuns ao reduzir custos e aprenda como evitá-los:

1. Prejudicar a qualidade oferecida ao cliente

Reduzir custos não pode significar, de maneira alguma, a redução da qualidade oferecida ao cliente. Quando uma empresa diminui a qualidade daquilo que oferta, ela está oferecendo um diferente serviço ou produto e não mais aquilo que o cliente aceitou receber pela quantia paga à sua empresa.

Deste modo fica difícil manter os clientes atuais e ainda mais difícil atrair outros novos. Quanto mais clientes são perdidos, maior a perda de lucro e maior ainda a necessidade da redução de custos.

Um dos erros mais comuns ao reduzir custos é trazer consequências para qualquer etapa que modifique a qualidade do produto ou serviço e claro, a satisfação do cliente.

O que a empresa precisa se forçar a fazer é entregar um serviço ou produto com os mesmos padrões e características de sempre, mas com o custo de produção menor.

2. Apostar nas demissões

Alguns casos de extrema necessidade exigem, sim, medidas como o corte de funcionários.  Porém, essa não pode ser a primeira ou única solução para os problemas.

De qualquer maneira, a empresa terá uma porção de custos com os quais precisará arcar se realizar muitas demissões. Custos com rescisão e outros previstos na legislação trabalhista devem ser considerados.

Além disso, quando a empresa demite um colaborador, ela precisa, de alguma maneira, preencher aquela lacuna em sua engrenagem. Com isso, terá de gastar com uma nova contratação menos onerosa, bem como com o treinamento do novo colaborador.

Vale lembrar que as demissões em massa são uns dos erros mais comuns ao reduzir custos pois, além de desperdiçar bons profissionais que poderiam ajudá-lo a sair da crise, elas também causam um clima de pânico generalizado entre os funcionários da empresa, o que pode gerar perda de produtividade – tudo o que você menos precisa num momento de redução de custos.

3. Cortar benefícios dos funcionários

É fato que funcionários felizes são muito mais produtivos. Uma redução de comissão, bônus e/ou benefícios como vale alimentação e refeição afeta na satisfação dos funcionários, o que, mais uma vez, vai diminuir a produtividade.

Portanto, essa não é, de longe, a melhor solução para um momento de crise. Não enxergue seus colaboradores como despesa, mas sim, um investimento.

Mais cabeças pensam melhor do que uma. Envolva seus funcionários de confiança nas principais decisões deste momento crítico. Assim como você, eles desejam a prosperidade do negócio e podem enxergar uma saída que ainda não foi estudada anteriormente.

4. Diminuir investimentos em marketing

Pergunte a quem quiser: Qual o setor que mais sofre com corte nos investimentos em momentos de crise? A resposta não será diferente desta: Marketing e Comunicação.

Se não o pior, este é um dos erros mais comuns ao reduzir custos. São as ações de marketing e as campanhas de comunicação as responsáveis por atrair novos consumidores e, como já dizia o velho ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”.

Quando o investimento nestas áreas é cortado, os resultados também diminuem, ao ponto de deixarem de existir. O marketing deve ser visto com um auxílio para o time de vendas.

Empresas que investem mais nessas áreas são aquelas que conseguem mostrar novos e bons resultados. Estas organizações também não sairão da boca da clientela e serão escolhidas por eles quando o momento de compra chegar.

Garantir que os erros mais comuns ao reduzir custos sejam evitados não é fácil. É uma tarefa que exige muita análise e deve ser feita com cautela para não afetar nenhuma operação que diz respeito a qualidade do produto ou serviço e a satisfação do cliente.

Além de garantir a satisfação dos clientes, a empresa não pode deixar de garantir a felicidade de seus funcionários. Em muitos casos as demissões precisam acontecer, no entanto, esteja ciente das despesas relacionadas.

O marketing e a comunicação são essenciais para atrair e fidelizar clientes e tornar a reforma bem-sucedida.

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