Skip to content

Por que os Profissionais Incríveis Desistem da tua Empresa?

Por escolha pessoal. Pode crer.

Ridícula essa resposta né? Pois é, já que ela é tão ridícula, por que você insiste em achar que fatores externos, macro econômicos, a concorrência, a falta de investimentos, a grama do vizinho, ou o que quer que você esteja pensando, sejam os verdadeiros “culpados”?

Cara, pensa bem: quando alguém sai de casa com a certeza de que vai encontrar pela frente um ambiente desafiador, onde suas opiniões e talentos são efetivamente valorizados.

Um lugar onde sua voz tem vez.

Onde suas ideias são discutidas abertamente num ambiente respeitoso, com argumentos que convergem sempre pra uma proposição de valor percebido para os clientes, internos ou externos.

Onde os relacionamentos são mais importantes do que os processos, e as interações entre os indivíduos mais importantes do que as ferramentas que os separam.

Onde a gente ouve muito mais expressões do tipo “sim, e”, e muito menos do tipo “não, mas”.

Onde o líder se põe a frente do time pra abrir o caminho, ajudar nas batalhas, corrigir os erros, mas sempre na intenção de capitalizar algum aprendizado.

Onde os êxitos são celebrados entre todos, e os créditos são dados pra quem trabalhou na trincheira.

Vem cá, por que algum profissional incrível de verdade abandonaria um ambiente desses? Me fala?

Eu sei, e todo mundo sabe, que um bom salário é importante, mas tudo tem um preço que a gente tá disposto a pagar.

Até “um bom salário” tem seu custo de oportunidade.

Ou você acha que só porque você tá “pagando bem”, você pode desrespeitar, obrigar o time a se resignar às burocracias sem sentido (eu sei que tem aquelas que protegem a companhia dos riscos fiscais, legais e regulatórios, não é dessas que eu to falando). Ou achar que pode esfolar todo mundo de domingo a domingo, sem horário pra entrar, sem horário pra sair.

Os profissionais incríveis enxergam isso como falta de planejamento, falta de organização, e consequentemente um lugar péssimo pra se trabalhar.

E não como “uma oportunidade de fazer um pé de meia durante um aninho, sei lá, no máximo dois, daí a gente vê o que faz”.

Pára!

Os profissionais incríveis são incríveis pelo que eles são (caraca, ficou confusa essa frase, mas é isso mesmo que eu quis dizer).

São pessoas incríveis. Que durante um certo período do dia decidem trabalhar contigo.

É isso.

E pessoas incríveis valorizam relacionamento, amam ser reconhecidas, amam desafios, amam celebrar, amam interagir com respeito e confiança. Tem coragem de errar e muita, mas muita disposição mesmo em admitir o erro e corrigir o curso.

Não porque você tá mandando, ou porque você vai ficar decepcionado.

Mas por que é o certo a se fazer, e porque é muito mais legal viver assim!

A responsabilidade pela construção da carreira de um profissional incrível é dele, só dele, e isso tem dois lados pras empresas.

O primeiro é que de fato, profissionais se tornam incríveis quando decidem fazer isso, a tua empresa não necessariamente interfere nesse processo. Não necessariamente, mas sim eventualmente, já que seria bem legal entrar pra história de alguém incrível como aquele que apoiou, investiu, acreditou, né?

Mas o segundo é que, justamente por ser uma decisão dele próprio, caso você não ofereça um ambiente onde essa construção de si mesmo faça sentido, onde os valores de um “batam” com os valores do outro, e onde todo esse potencial possa ser usado da maneira mais incrível possível, ele com certeza vai desistir de você.

Os profissionais incríveis nunca desistem de si mesmos.

Mas eles podem desistir de você.

Tenho 25 anos de experiência profissional, e já vivi de tudo. Nunca antes eu tinha ficado mais do que 4 anos na mesma companhia e hoje, refletindo sobre o assunto, entendi que o ponto era justamente o fato de eu sentir que “não cabia” nos lugares por onde andei.

Hoje é diferente. Já são 8 anos de dedicação à transformação do mundo e da sociedade num lugar onde isso é efetivamente valorizado, e onde o melhor de mim é exigido todo dia, o dia todo.

Meu conselho pra você, profissional incrível que ainda tá com aquela sensação de que não chegou lá: muda mesmo! Mete as caras! Vai atrás do teu sonho!

Meu conselho pra você, empresa preocupada porque tá vendo os profissionais incríveis saindo pela porta sem nem dar tchau direito: lembra que antes de tudo eles são pessoasPessoas incríveis.

Fonte : LinkedIn

Desenvolvido por: I9 Criação