Skip to content

Como se tornar um Profissional mais Inovador e Criativo

Segundo pesquisa realizada pela IBM, que ouviu mais de 1.800 CEOs de 60 países, a criatividade é o atributo de liderança mais desejado por profissionais do alto escalão das empresas. Apesar de valorizada, a competência não é tão fácil de ser encontrada. De acordo com a o centro de pesquisa americano Creative Education Foundation, crianças de até 3 anos costumam usar 98% de sua capacidade criativa, enquanto adultos acima de 30 anos costumam explorar apenas 2%!

Tal diminuição está relacionada às experiências sociais da pessoa ao longo da vida, e sim, o trabalho representa um grande fator nessa queda. “As pessoas se tolhem com medo do bloqueio emocional, medo de se expor e de ser ridicularizada”, diz Solange Mata Machado, coordenadora do curso de pós-MBA de inovação da HSM Educação, para a Revista Exame.

Para qualquer profissional, a questão é como cultivar uma competência tão importante sem se deixar abater pela mesmice corporativa. Para ser criativo, é necessário permitir que a mente navegue livremente, ouse mais, sem receio de que isso possa contrariar aquele conhecimento formal que adquirimos em anos de estudo.

Muitas vezes a mente concebe coisas estranhas e esquisitas. Porém, fomos treinados a executar apenas aquilo que é formal, rigoroso, sólido. Temos medo de ser incompreendidos e de errar – e isso tem a ver com a baixa tolerância que as empresas têm ao fracasso. A questão é que esse medo muitas vezes poda o potencial criativo do candidato.

Uma dica importante é prestar atenção nas frases que matam a criatividade. Exemplos desse tipo de comportamento aparecem em perguntas como “Essa ideia trará resultados financeiros garantidos?” ou em afirmações como “Não estou aqui para inventar, estou apenas tentando fazer o meu trabalho”.

Frases assim são claros sintomas do medo de arriscar e fazer diferente. Quando repetido diariamente, o receio acaba minando o processo criativo. Afinal, é a cada “teste” malsucedido que o cérebro faz novas associações e aumenta a capacidade de ter ideias e inovar. Uma grande ideia depende de incessantes tentativas de compor associações incomuns, de pensar coisas que ninguém jamais foi capaz de executar. Ou seja, para cada grande ideia, houve muito trabalho mental anterior.

Não se reprima!

Se o processo de experimentar é inibido, a criatividade se enfraquece. Fugir da mesmice portanto, é algo necessário para o profissional se diferenciar, mesmo quando ele exerce uma função aparentemente burocrática. E engana-se quem pensa que é preciso inventar coisas absolutamente novas. Às vezes, melhorar um pequeno processo de trabalho, com o uso de um aplicativo tecnológico gratuito, por exemplo, já é uma forma de inovar e explorar a criatividade.

Uma das principais autoridades em criatividade do mundo, a americana Teresa Amabile, professora da Harvard Business School, aponta que existem alguns ingredientes fundamentais para o fortalecimento da criatividade. Em primeiro lugar, além de ter um conhecimento profundo em alguma área, as pessoas mais criativas conseguem falar com propriedade de coisas muito diferentes de seu campo de atuação. A outra característica, segundo a professora, é a voracidade por aprender coisas novas.

Outra qualidade importante é estar permanentemente apaixonado pelo que faz. “As pessoas são mais criativas quando fazem algo que amam”, afirma Teresa. Procurar a motivação dentro do próprio trabalho é um bom caminho para começar a explorar a criatividade. Abaixo, algumas dicas para você exercitar o poder de inventar!

Quebre Regras

É importante quebrar algumas regras e tentar fazer coisas que nunca foram tentadas. Ao ter uma ideia, pesquise e veja se alguém já fez aquilo da maneira como pensou.

Não tenha medo de errar

Assuma riscos, não tente ser perfeito o tempo todo. Criatividade serve para explorar o desconhecido e, para isso, precisamos ter em mente que frequentemente vamos errar. E um dos pontos básicos para ampliar nosso potencial criativo é reconsiderar nosso medo de errar, talvez transformando a palavra em “testar”.

Tenha um caderno ou um celular sempre por perto

Leve com você a todos os lugares um caderno, um bloco de notas ou um celular. Caso tenha uma ideia, anote-a e tente desenvolvê-la.

Dê um tempo do computador

Tente passar algum momento longe do computador. Envolva-se com atividades como ler um livro, ouvir música, desenhar ou passear por um lugar onde nunca tenha ido. Para ser criativo, é essencial deixar a mente fluir sem ser distraído por estímulos externos irrelevantes. E, principalmente, durante o dia no trabalho, busque momentos de isolamento e de tranquilidade para deixar a mente vagar e explorar regiões incomuns, esqueça por um tempo do Facebook, do Twitter e do Whatsapp.

Experimente o diferente

É importante viver experiências diferentes, como viajar para lugares desconhecidos, comer algo exótico, ler um livro que não tenha nada a ver com seu trabalho, conhecer pessoas com vida diferente da sua.

Descanse

Relaxe. Férias são fundamentais para que você repense o significado de sua vida e de sonhos pessoais.

Rebele-se

Ouça seu lado rebelde. Internamente, de forma subjetiva, não pública, podemos questionar tudo o que está sendo feito e proposto em nossa vida pessoal e profissional, não apenas por nós mesmos, mas por todos à nossa volta. Ninguém precisa saber que estamos fazendo isso. O objetivo é buscar maneiras diferentes de pensar, associar ideias e agir.

Insista

Esgote todas as possibilidades de um mesmo assunto. Não pare na primeira ideia. Continue tentando e explorando todas as ramificações possíveis.

Busque várias alternativas

Não existe resposta certa ou errada. O que existe são possibilidades diferentes. É necessário gerar muitas possibilidades antes de achar algo que realmente faça sentido.

Agir é importante

Uma ideia já é um projeto de ação. Experimente em pequena e em grande escala. Mesmo na fase de planejamento, transforme-o em uma ação.

Misture

Tenha coragem para experimentar novas combinações, coisas que não pareciam combinar a princípio.

Faça pausas

Conheça seu ritmo. Reserve um horário para pensar livremente, enquanto você anda ou caminha, por exemplo.

 

Fonte : RH Portal

Desenvolvido por: I9 Criação