Skip to content

Empreendedorismo: 3 dicas para Inovar na Crise

Quando se fala de empreendedorismo é normal pensarmos em pessoas criando e se aventurando em negócios próprios, no entanto, as características empreendedoras se encaixam na vida de todos, afinal é possível ser um profissional empreendedor. Com um cenário onde a economia é mais retraída, inovar pode ser a solução para diversas organizações.

Segundo Rogério Gabriel, fundador e presidente do Grupo Prepara, com as incertezas do mercado atual as empresas devem se reinventar, criar novos posicionamentos e apostar em estratégias específicas para o momento. Confira, na sequência, 3 dicas para inovar e crescer mesmo em períodos de retração da economia que Rogério formulou.

Invista em qualidade

Seja o melhor em seu segmento. Cortar despesas é fundamental para todo negócio, mas em momentos de crise, a qualidade é o que diferencia o seu produto/serviço dos demais concorrentes. As empresas que se responsabilizam em trazer inovação e tecnologia para agregar qualidade no serviço prestado, além de fidelizarem o público, consequentemente, conquistam credibilidade no mercado.

Escolha profissionais capacitados e motivados

Ter uma equipe fiel, competente e motivada é um dos principais segredos para o sucesso.  O desfavorável cenário econômico, marcado pela alta das taxas de juros e o retorno do fantasma da inflação, obriga vários setores a demitir, mas lembre-se que a crise é passageira e não vale a pena perder os profissionais que somam no resultado final do negócio. Por isso, o ideal é remanejar cargos e salários (em curto tempo), para que não precise demitir. Feliz e bem-sucedido é o empreendedor que pode compartilhar com sua equipe as decisões finais da empresa.

Tenha Resiliência

Para driblar o período de incertezas, é necessário avaliar com calma as decisões a serem tomadas. Paciência e ambição devem andar sempre juntas. Definir metas realistas é uma maneira eficaz de analisar o que não deu certo no passado para fazer diferente e ajustar um novo caminho a seguir. Por meio de um planejamento claro, é possível evitar possíveis problemas e se precaver contra imprevistos com mais eficiência e rapidez.

 

Fonte : Catho

Desenvolvido por: I9 Criação