Skip to content

O que é Plano de Carreira ?

A permanência de profissionais por um longo período de tempo na mesma empresa tem se tornado cada vez mais difícil. Isso ocorre, pois grande parte dos trabalhadores não está interessado exclusivamente em ter um bom salário, eles buscam também reconhecimento e oportunidades de aprender e crescer na profissão. Para atender as necessidades desses trabalhadores existe o plano de carreira.

O que é o Plano de Carreira
Um plano de carreira consiste, basicamente, em uma lista, que pode ser realizada pelo próprio profissional ou pela organização. Esta lista contém os objetivos do profissional, suas ambições para o futuro próximo e, também, para o futuro distante. Deve servir como um guia para que o profissional trilhe um caminho de sucesso e alcance o que almeja ao longo dos anos.
Ache os cursos e faculdades ideais para você !
Um bom plano de carreira deve conter as perspectivas voltadas à vida profissional, deve abranger ainda os aspectos sobre a vida pessoal, familiar e comunitária.

Para que serve um plano de carreira?
Um plano de carreira bem feito pode ajudar o profissional a identificar suas necessidades momentâneas para crescer profissionalmente, como os cursos extras que podem ser feitos, as habilidades a serem trabalhadas, entre outros.
Isso é útil, inclusive, para que a organização se mantenha alinhada com o funcionário, conhecendo suas ambições e possibilitando crescer conjuntamente com o profissional. Dessa forma, a organização consegue manter o funcionário motivado e produtivo, evitando que esses funcionários sintam a necessidade de buscar outras oportunidades fora da empresa.

Retendo esses talentos, evitam-se gastos com novas contratações e treinamentos, diminuindo a rotatividade e mantendo em alta a produtividade.

Como avaliar um bom plano de carreira?
Um bom plano de carreira deve reunir informações suficientes sobre os diversos temas relacionados ao mercado de trabalho. Confira abaixo quais são esses temas e aproveite para esboçar o seu plano de carreira.

Momento Atual
O primeiro passo para elaborar um bom plano de carreira é analisar o momento atual da sua carreira e quais os seus objetivos imediatos. Ou seja, se é um recém-formado, determinar as áreas de interesse em uma carreira; ou se já está inserido no mercado de trabalho, avaliar a situação de seu emprego e da sua empresa, buscando entender se ambos possuem alinhamento na visão de futuro.

Aprendizagem
O plano de carreira deve ainda conter cursos e necessidades de aprendizado que garantam uma especialização e possam possibilitar, de fato, uma promoção na carreira no seu campo de atuação.

Tempo
Estipule um tempo médio para a conclusão de cada etapa, para entender a viabilidade de uma ou outra proposta.

Objetivos Futuros
Deve ser feita uma projeção para o futuro próximo e distante, com possíveis alterações de cargos e salários, determinando assim qual a sua ambição naquela empresa, como por exemplo, chegar à presidência da organização.

Bom senso
Por fim, deve-se ter muito bom senso ao definir seu plano de carreira, para que ele seja um suporte em seu ambiente de trabalho e não um motivo de dispensa ou despromoção.

 

Fonte : RH Portal

Desenvolvido por: I9 Criação